Os medicamentos para combater a diabetes são normalmente ineficazes

Ou seja que o portador da diabetes  se não fizer uma dieta rigorosa, mesmo tomando a medicação prescrita pelo seu médico, não consegue que os valores baixem para os chamados valores normais. Conheço várias pessoas e todas elas são unânimes  em afirmar que efectivamente só conseguem obter valores razoáveis se fizeram uma dieta alimentar à risca. O que são poucas as pessoas que o conseguem fazer daí correrem vários riscos quando se excedem ao ingerir determinados alimentos que lhe fazem disparar a diabetes. E por razões de interesse pessoal tenho pesquisado no sentido de encontrar um produto natural que, seja mais indicado para, sem que seja necessário observar uma dieta muito rigorosa, conseguir obter valores normais da diabetes. Pois bem encontrei este produto que segundo vários testemunhos de pessoas diabéticas que usaram produziu os efeitos desejados.

Para que serve a planta da pata de vaca?

A pata de vaca é usada no controle da diabetes, saiba mais sobre essa planta

Pata de Vaca (Bauhinia forficata). Estamos diante de uma planta que normalmente gera muita confusão entre as pessoas que a procuram. Estamos falando da Pata-de-Vaca, arbórea que pode chegar a 6 metros de altura, copa frondosa, bonita, e que, em determinada época do ano, lança flores brancas que são muito parecidas com orquídeas.

A Pata-de-Vaca pertence ao gênero Bauhinia, que é muito rico em nosso país. Possui várias espécies distribuídas em quase todo território brasileiro, e muitas delas são muito parecidas entre si. O que caracteriza as plantas deste gênero é o formato de suas folhas, que se parece muito com uma pata ou unha de vaca. Se por uma lado esta característica torna fácil a identificação destas plantas, por outro gera uma confusão enorme, pois para a população todas estas especies recebem o mesmo nome popular “Pata-de-Vaca”, mas a composição química e conseqüentemente suas ações terapêuticas não são as mesmas, podendo levar a resultados frustrantes no tratamento.

A espécie que estamos tratando é a que possui dois espinhos no ramo onde fica aderido o pecíolo de cada folha, formando uma espécie de forca, daí o nome Bauhinia forficata. Esta espécie já foi muito estudada por pesquisadores financiados com recursos da extinta CEME (Central de Medicamentos do Ministério da Saúde), e o que foi confirmado é sua ação para o controle da diabetes. Não se conhece muito bem como é a ação desta planta em nível fisiológico, mas o pouco que já se conhece permite colocá-la como um grande medicamento da flora brasileira.

No início dos estudos imaginava-se que esta planta ativava as células do pâncreas a produzir mais insulina. Posteriormente alguns pesquisadores informaram que esta planta era rica em Cromo, e era por isso que funcionava no tratamento da diabetes, pois este elemento parece estimular o aumento da produção de insulina. Mais recentemente descobriram que esta planta possui uma molécula quase que idêntica à insulina humana, tanto é que foi denominada de insulina vegetal. Isto foi realmente uma grande descoberta, pois mais uma vez a ciência confirma aquilo que a população já conhecia a muito tempo. Compre extrato de Pata de Vaca clicando aqui.

Não queremos que as pessoas abandonem seu tratamento convencional da diabetes e passe a usar a Pata-de-Vaca de uma forma descontrolada, pois isso pode levar a problemas. Sugerimos que as pessoas entrem em contato com seus médicos e peçam a eles para realizar uma substituição monitorada, para que possam ficar tranqüilas neste processo. Um grave problema que poderia acontecer seria a troca de plantas, ou seja, a pessoa utilizar a Pata-de-Vaca empregada na arborização urbana pensando que é a Bauhinia forficata. O cuidado na compra da matéria-prima por parte das farmácias é de fundamental importância para o sucesso no tratamento, pois como não existe cultivo desta espécie, a sua totalidade ainda é coletada nas matas, podendo levar a possíveis coletas de espécies diferentes da desejada. É importante salientar que a Pata-de-Vaca não possui um efeito curativo, ou seja, a planta não vai curar a diabetes, mas vai manter a taxa de glicose controlada, e para isso deve-se manter o consumo diário da planta.

Fonte: Prof. Ademar Menezes Jr

07bauhi

2897765

fllor pata de vaca

Estas são as imagens da flôr da pata de vaca que pode ser consumido em chá ou em cápsulas.

Diabete/Diabetes

Insulina Vegetal- Bauhimia fortificata- Pata-de-vaca

15/11/2005
A espécie amazônica conhecida como pata-de-vaca ( Bauhimia forficata link ), usada popularmente como planta medicinal, tem fama de ser eficaz no tratamento da diabetes e apresentar propriedade purgativas e diuréticas. Agora, ela começa a ser estudada pela Universidade do Amazonas, com apoio da Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões e financiamento do Banco da Amazônia. Serão investigadas as substâncias químicas de ação farmacológica da planta e definidas formas de plantio, manejo e coleta para a difusão do uso fitoterápico. A pata-de-vaca é utilizada como uma espécie de insulina vegetal por regularizar a glicemia.

Revista Fapesp

IMPORTANTE

Publicado por: Dra. Shirley de Campos
Id: 313474
Autor: Oliveira, Fernando de; Kato, Edna Tomiko Myiake; Rodrigues, Rosa Fátima de Oliveira; Basso, Silvia Luciane.
Título: Mitos e verdades sobre pata-de-vaca – Bauhinia forficata Link – uma revisão / Myths and truths about pata-de-vaca – Bauhinia forficata Link – a review
Fonte: Lecta-USF;19(1/2):7-20, jan./dez.2001. ilus, tab.
Idioma: Pt.
Resumo: Uma revisão acerca dos acontecimentos sobre Bauhinia forficata Link é apresentada dando-se ênfase sobre informações derivadas de suas características botânicas, químicas e farmacológicas. Constam das tradições oral e escrita do Brasil vários exemplos de vegetais usados como medicinais entre os quais vários empregados como hipoglicemiantes e como diuréticos. Entre esses últimos destaca-se Bauhinia forficata Link. Inúmeros trabalhos científicos põem em evidência suas propriedades hipoglicemiantes, diuréticas, bem como sua possível atividade antiinflamatória e analgésica. Em sua composição foi evidenciada presença de beta-sitosterol e quempferirina, além de glicósidos do sitosterol. Estigmasterol de campesterol também estão presentes, além de abordagem fitoquímica indicar a presença de óleo essencial, alcalóides, taninos e mucilagens.(AU)
Descritores: Plantas Medicinais/química
Fitoterapia

-Farmacologia
Diuréticos/uso terapêutico
Tipo de Publ: Literatura de Revisão como Assunto
Responsável: BR734.1 – Biblioteca Central

Pata de Vaca
Artigo de Produto

Deseja imprimir este artigo? Clique aqui!

Indique este artigo a um amigo.

Veja mais artigos

Planta arbórea, de porte médio, a Pata-de-Vaca é originária da Ásia. Encontrada em regiões de clima temperado. Está aclimatada, especialmente, em matas secundárias e beiras de estrada, no Brasil, sendo muito comum no Sul.

Seu nome botânico é Bauhinia fortificata Link , da família Luguminosae . Suas folhas apresentam um corte no centro, no sentido vertical até o meio, o que dá o aspecto e o nome de “Pata-de-Vaca”.

É constituído por esteróis, flavonóides – rutina e quercetina, pinitol, taninos, alcalóides, cumarinas.

Sua ação é diurética. Também é hipoglicemiante, conforme trabalho de pesquisa realizado no Chile, em ratos diabéticos, efeito verificado três horas após a administração da Pata-de-Vaca. Por via oral (12 mg/kg) ou intravenosa (5mg/kg), não fez diferença, o que mostra a boa absorção do extrato. Usado em ratos sadios não houve queda de taxa de açúcar, provando que o efeito hipoglicemiante da Pata-de-Vaca não existe por si só. Os flavonóides, identificados na Pata-de-Vaca, são os responsáveis pela ação sobre a permeabilidade capilar.

É indicado, como fitoterápico, em casos de diabetes e elefantíase, como infuso a 2%, até seis xícaras de chá ao dia.

Não tem efeitos colaterais nem contra-indicações, quando usado em doses terapêuticas. Como precaução, não se deve interromper a dieta específica para diabetes. Se o caso for gestação/lactação, só usar com recomendação médica.

2 Responses to “Os medicamentos para combater a diabetes são normalmente ineficazes”


  1. 2 DANIEL FRANCISCO DA SILVA Julho 21, 2009 às 9:33 pm

    Não é um comentário que quero fazer, mas uma pergunta. Sou diabético e já faço uso da pata de vaca há bastante tempo.
    Quando ví um programa de tv falando das propriedades da mesma, então fiquei mais impolgado. Acontece que eu tenho em minha casa uma trepadeira que é comumente chamada de insulina (é uma que dá uma frutinha que, quando madura é de um roxo que se aproxima muito do preto e é arredondada do tamanho de uma ervilha), quero saber se posso associar as duas folhas em uma mesma infusão e tomá-las desta forma.


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s




Arquivos

Central Blogs

congeminações

Central Blogs

Categorias

congeminações

  • 622,210 hits

4shared

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Listed on BlogShares
Powered by BannerFans.com
Twingly BlogRank

twitter

congeminacoes

  • RT @fernando_cabral Blogger da Geórgia explica ataque ao twitter http://bit.ly/Oybo5: Fica assim provado que os russos são uns tipos porreir 4 years ago
  • não a favoreceu. Bem longe disso. 4 years ago
  • Isto por aqui está desinteressante, ninguém aborda ninguém, por falta de tema desafiante, adeus e passem muito bem 4 years ago
  • Será que a ideia de rasgar, vai contemplar o plano tecnológico, para que Portugal possa ficar, mais atrasado no resultado lógico 4 years ago
  • a compra de de tamiflu que nem sequer está aconselhado para combater esta estirpe 4 years ago

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 848 outros seguidores

%d bloggers like this: