Excelente artigo de opinião este do Pedro Marques Lopes publicado hoje no DN

A terra que jorra leite e mel

por PEDRO MARQUES LOPES Hoje

 

1Aqui há atrasado assisti a um muito edificante debate na SIC Notícias entre o ex-ministro Campos e Cunha, cavalheiro que descobriu a sua discordância com o caminho da anterior governação no momento exacto em que deixou de poder acumular o salário de ministro com a sua pensão, e João Salgueiro que não conseguiu, durante o seu mandato como presidente da Associação Portuguesa de Bancos, vislumbrar qualquer sinal de irregularidades no BPN. Como não podia deixar de ser, a dada altura da conversa lá veio o pregão da actualidade, o nosso conhecido “vivemos acima das nossas possibilidades”. Exemplificando essa verdade absoluta, João Salgueiro expõe o argumento definitivo demonstrativo da irrefutabilidade da tese vamp: “Olhem para os carros que para aí andam.”

Não é que não seja do conhecimento geral o problema que o antigo candidato à liderança do PSD tem com carros, especialmente com a rodagem de um certo Citroën no distante ano de 1985, mas esperava um bocadinho mais do senhor.

Convenhamos, João Salgueiro é apenas mais uma das vozes que tomou conta do espaço público e que fala de um país que só eles conhecem. Nessa terra, onde jorra leite e mel, as pessoas desfrutam de vidas faustosas. Conduzem carros topos de gama, residem em belos apartamentos, viajam para destinos exóticos, frequentam restaurantes de luxo. Os menos afortunados, ou melhor, os que não querem trabalhar, têm ao seu dispor subsídios de desemprego ou rendimentos sociais de inserção que lhes permitem passar o dia a fumar cigarros à esquina, a ver televisão e a dar voltas num belo carro enquanto esperam pela hora de ir comer uma opípara mariscada.

É pena não ser esse o país que o comum dos portugueses habita. Nesse, a esmagadora maioria das pessoas gasta mais de dez horas fora de casa para poder receber ao fim do mês menos de 750 euros, 20% dos cidadãos são pobres e dois milhões não têm acesso a saneamento básico. Evito a exposição do resto da realidade. Do desemprego, da desigualdade, das sopas dos pobres, dos que não conseguem pagar as casas onde vivem, dos que desesperam por não verem futuro para os seus filhos.

O que mais incomoda nisto tudo é o discurso do país mirífico ser feito por pessoas que conhecem ou deviam conhecer a verdade da vida dos seus concidadãos. Pior, é protagonizado, demasiadas vezes, pelos seus representantes: os políticos. Mais do que a má avaliação que se possa fazer de quem tem a responsabilidade de guiar os destinos da comunidade, é a percepção, que vamos adquirindo, de estes não terem a mais vaga noção das condições de vida, das angústias, dos problemas das pessoas que representam. Se o nosso representante ignora o nosso mundo, se rompe a ligação que estabelecemos com ele torna-se um estranho, alguém com quem já não contamos. Não há nada pior para a saúde de um regime. É nesse momento que se inicia a contagem decrescente para a procura de outras soluções, em que passamos a estar dispostos a absorver as mais perigosas propostas.

O meu comentário

Campos e Cunha e João Salgueiro fazem parte dum vasto leque de economistas responsáveis afinal pelo estado a que chegou o país porque também contribuíram como os outros aos quais se referem, vivendo muito acima das suas possibilidades, mas no seu caso, com recursos garantidos pelo acumular de vários tipos de benefícios. 

0 Responses to “Excelente artigo de opinião este do Pedro Marques Lopes publicado hoje no DN”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Arquivos

Central Blogs

congeminações

Central Blogs

Categorias

congeminações

  • 694,836 hits

Comentários Recentes

Fátima Sousa em O Infarmed retirou a compartic…

4shared

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Listed on BlogShares
Powered by BannerFans.com
Twingly BlogRank

twitter

congeminacoes

Follow me on Twitter


%d bloggers like this: