Não pretendo ser maçador nesta minha insistência, mas cada vez tenho mais motivos para pensar que tenho razão

Este é um dos títulos de hoje na imprensa escrita.

Coca-Cola e Pepsi alteram receita para evitar alerta cancerígeno nas embalagens

Sempre que desaconselhei pessoas amigas e até conhecidos a desistirem do seu hábito de tomarem este tipo de refrigerantes fui confrontado com a resposta de que as minhas preferências também não asseguravam nenhum certeza salutar. Circulou de resto na internet uma extensa mensagem a alerta para os graves malefícios na saúde da ingestão da Coca-Cola. Curiosamente tudo quanto aliás provém da tio do tio “Sam” a nível alimentar tem muito que se lhe diga e os norte-americanos são de resto a prova viva do erro que é a cultura dos seus hábitos alimentares. Mas mesmo com todos os alertas os amantes destas bebidas nunca deixaram de as beber pese o risco que correm. 

Infelizmente para nós estes não são os únicos produtos existentes no mercado que põem em risco a saúde pública. Existe um largo universo doutros alimentos, nomeadamente os pré-cozinhados que são colocados à disposição dos clientes nas cadeias de distribuição alimentar. 

Uma das razões que me suscita um comentário em surdina, com a minha mulher sempre que nos deslocamos a um hipermercado é reparar num ou noutro carrinho de compras de clientes jovens nos quais se encontram depositados em bastante quantidade produtos alimentares pré-cozinhados os quais como é sabido para serem conservados por um largo tempo são-lhes adicionados conservantes alguns dos quais está provado cientificamente que o sua ingestão pode causar tumores do aparelho digestivo. Aliás não é por acaso que no nosso país é cada vez maior o número de doentes do foro oncológico com tumores no aparelho digestivo. 

Como a Organização Mundial de Saúde que tal como outras organizações do mesmo cariz não servem para nada a não ser consumir recursos financeiros aos Estados que as suportam, não existe nenhum processo de impedir as grandes multinacionais de produzirem alimentos que contenham produtos susceptíveis de perigarem a saúde pública, daí o facto das cadeias de distribuição alimentar comercializarem sem qualquer restrição produtos alimentares que são nocivos à saúde quando sobretudo usados em continuidade. 

O lamentável é que as pessoas sabendo do risco que correm continuam a quase encher os seus carrinhos de compras com produtos pré-cozinhados, uns como forma de facilitar o seu trabalho doméstico e outros por razões económicas, mas colocando em risco a saúde dos seus familiares para os quais se destina este tipo de alimentação.

0 Responses to “Não pretendo ser maçador nesta minha insistência, mas cada vez tenho mais motivos para pensar que tenho razão”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Arquivos

Central Blogs

congeminações

Central Blogs

Categorias

congeminações

  • 693,432 hits

4shared

Top Clicks

  • Nenhum
Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Listed on BlogShares
Powered by BannerFans.com
Twingly BlogRank

twitter

congeminacoes

Follow me on Twitter


