Acabei de ouvir uma reportagem na RTP 1 sobre o aproveitamento das cascas e talos de diversos produtos alimentares que me suscitou de imediato esta reacção

Lembro-me há vários anos que nas aldeias, mesmo no tempo da ditadura que quem vivia no interior e se dedicava exclusivamente à agricultura de subsistência, aproveitavam as cascas das batatas e de diversas frutas para além dos talos de couve para alimentar os seus animais que possuíam nas chamadas lojas. E sendo nessa altura uma época em que muitos milhares de portugueses passavam por dificuldades de vária ordem nunca ninguém se alimentou de cascas nem de talos do que quer que fosse. Pois bem há pouco a RTP1 emitiu uma reportagem em que num restaurante as cascas da batata eram confeccionadas, assim como utilizadas as cascas de diversos frutos que antes se deitavam fora. Achei esta reportagem dum ridículo e criticável, porquanto como se sabe já há vários anos a esta parte que os alimentos são cultivados à base de adubos químicos os quais são maléficos para a saúde e daí o número de tumores malignos do aparelho digestivo dos portugueses estar a aumentar significativamente. De resto e começando a minha critica pela utilização das cascas de batatas começo por lembrar que a maior parte das batatas que hoje adquirimos nos locais onde habitualmente o fazemos, sempre que descascamos batatas verificamos a necessidade de eliminar grande parte da sua polpa na medida em que à medida que vão sendo descascadas a polpa vai ficando negra o que revela um nível elevado de toxicidade do alimento. Obviamente que ninguém minimamente lúcido vai aproveitar aquela parte para depois a confeccionar. Relativamente aos frutos toda a gente sabe que as pragas obrigam a que as árvores que os produzem, mas não só o próprio fruto depois de feito obriga a várias pulverizações com produtos químicos para evitar que as pragas os deteriorem. E é na casca que os químicos que serviram para afastar as pragas que os estragam ficam concentrados. Se mesmo não se confeccionando refeições com as partes do produto que fica exposto aos químicos com que são tratados e mesmo assim o número de tumores malignos que ocorrem no aparelho digestivo das pessoas é cada vez maior, imagine-se o que será no futuro se as pessoas embarcarem neste disparate de aconselhamento de passarem a utilizar as cascas dos produtos alimentares que nem mesmo há 40 anos eram aproveitados, mas apenas serviam de alimento aos animais domésticos.

0 Responses to “Acabei de ouvir uma reportagem na RTP 1 sobre o aproveitamento das cascas e talos de diversos produtos alimentares que me suscitou de imediato esta reacção”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Arquivos

Central Blogs

congeminações

Central Blogs

Categorias

congeminações

  • 695,949 hits

Comentários Recentes

LouannEmoro em A doença do foro oncológico é…

4shared

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Listed on BlogShares
Powered by BannerFans.com
Twingly BlogRank

twitter

congeminacoes

Follow me on Twitter


%d bloggers like this: