Vale a pena ler este artigo de opinião de Fernanda Câncio publicado no DN uma prova evidente de como alguém muda de atitude depois de passar a ser governante

Despedir evidências

por FERNANDA CÂNCIO 3 Agosto 2012

Na quarta-feira, coincidindo com a entrada em vigor da nova lei laboral, o secretário de Estado do Emprego, Pedro Silva Martins, publicou um artigo no Público em que explica de que modo a desproteção dos trabalhadores através da redução brutal das indemnizações nos despedimentos (sem justa causa, frise-se) vai “melhor defender a segurança no emprego”.

Silva Martins começa por justificar a urgência da intervenção (a terceira reforma laboral em oito anos) afirmando que até agora as empresas portuguesas se encontravam “numa situação de desvantagem nos vários indicadores de rigidez laboral”. Ilude assim o facto de, desde 2009, a OCDE colocar o País a par da Alemanha em matéria de flexibilidade (e isso apenas cotejando as legislações nacionais: os valores das indemnizações para os alemães são geralmente determinados por acordos sectoriais muito mais favoráveis aos trabalhadores do que o estipulado na lei). Não surpreende pois que prossiga o texto indiferente à evidência de que mexidas consecutivas nas leis laborais no sentido da flexibilização e da redução dos custos do despedimento sem justa causa não lograram aquilo que, garante, esta vai garantir: “Ser amiga da criação de emprego, promovendo a flexibilidade necessária para que os desempregados tenham oportunidades para se integrar na economia.”

Nada de novo nisto, dir-se-á: estamos cada vez mais habituados a ver os membros deste Governo ignorar olimpicamente a realidade. Sucede que não é todos os dias que se vê alguém afirmar como governante aquilo que enquanto académico negara. É que Silva Martins, que se doutorou em Economia pela Universidade de Warwick, Reino Unido, publicou em 2009, no Journal of Labour Economics, um artigo intitulado “Despedimentos com causa: a diferença que apenas oito parágrafos podem fazer”, no qual analisa o impacte da reforma que em 1989 reduziu os custos dos despedimentos sobretudo nas firmas de menos de vinte trabalhadores. “Dos 12 parágrafos da lei que estabelecem os caros procedimentos que as firmas têm de seguir para despedir um trabalhador invocando causa, oito não se aplicam às firmas pequenas”, dizia o ora membro do Governo, que considerou a distinção uma espécie de “experiência quasi-natural”.

Verificou, assim, uma descida significativa dos salários nas empresas mais pequenas, que atribui à perda de poder negocial dos trabalhadores, e um incentivo na eficiência que no entanto concede poder dever-se a melhorias na gestão. Mas no que respeita à criação de emprego e à fluidez de trabalhadores, foi forçado a concluir o contrário do que esperava – ou, como escreve, “do que a teoria predizia”: “Não foi encontrada evidência robusta de que a maior facilidade em despedir tivesse efeitos significativos na criação de emprego ou no fluxo de trabalhadores.”

A diferença que três anos podem fazer: o Pedro secretário de Estado despediu o Pedro académico. Ou isso ou é viciado em experiências.

2 Responses to “Vale a pena ler este artigo de opinião de Fernanda Câncio publicado no DN uma prova evidente de como alguém muda de atitude depois de passar a ser governante”


  1. 1 http://fattylivertreatments.info Julho 11, 2013 às 9:34 pm

    A treatment fatty liver sub-group of the JCVI will meet to discuss the
    issue in March. Of the children with treatment fatty liver because aspirin has been associated with Reye syndrome.
    However, the amount of shingles in children who took acyclovir developed diarrhea, compared to other foods.
    Ubatan antihistamin kurangkan gatal-gatal Panadol untuk melegakan demam Bagaimana untuk mencegahnya?
    Sure enough, she had enough drawings, colorings and playing with the
    blocks and all. School nurses initially kept track of the cases occur before the blister rash.

  2. 2 irritable bowel syndrome in children Julho 31, 2013 às 10:21 am

    The procedures can be expensive and often require more than one case for Irritable Bowel Syndrome Symptoms.
    At this point it seems that you will feel, after the incubation period the child has not been the easiest task.
    Acyclovir can have significant side effects, including temporary skin problems.
    In the end, the decision to not get your child vaccinated as soon as possible to be privately vaccinated against the disease.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Arquivos

Central Blogs

congeminações

Central Blogs

Categorias

congeminações

  • 692,860 hits

4shared

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Listed on BlogShares
Powered by BannerFans.com
Twingly BlogRank

twitter

congeminacoes

  • RT @fernando_cabral Blogger da Geórgia explica ataque ao twitter http://bit.ly/Oybo5: Fica assim provado que os russos são uns tipos porreir 7 years ago
  • não a favoreceu. Bem longe disso. 7 years ago
  • Isto por aqui está desinteressante, ninguém aborda ninguém, por falta de tema desafiante, adeus e passem muito bem 7 years ago
  • Será que a ideia de rasgar, vai contemplar o plano tecnológico, para que Portugal possa ficar, mais atrasado no resultado lógico 7 years ago
  • a compra de de tamiflu que nem sequer está aconselhado para combater esta estirpe 7 years ago

Follow me on Twitter


%d bloggers like this: