No debate ontem no programa “Eixo do Mal”, ficou bem patente, que António Costa cometeu o seu suicídio político.

Ontem sem o sono habitual, dispus-me a assistir ao programa “Eixo do Mal” que teve a participação da deputada independente do PS Isabel Moreira em substituição da Clara Ferreira Alves. Iniciou-se o debate com a famosa expressão do ex-secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, em resposta à eventual abordagem dum fiscal de impostos, sobre a posse de factura,  mandá-lo tomar no cu, em que todos foram unânimes em reconhecer mais esta patacoada do famoso ministro da folha Excel que, como tem sido demonstrado pelos factos erra em toda a linha das previsões. Chegados ao 2º. tema e como não poderia deixar e acontecer foi abordada a inversão de marcha que António Costa empreendeu face à sua anunciada disponibilidade para se candidatar a secretário geral do PS. Aqui naturalmente que a Isabel Moreira fez o seu papel, na medida em que, sendo independente, não participa nas reuniões do partido e como tal só saberá o que por lá se passe através de terceiros. Reconheceu, tal como os demais participantes o óbvio. A reunião de Coimbra foi um êxito para Seguro e uma derrota enorme para Costa que assim me desiludiu, como a muitas outras pessoas que conheço e tiveram a mesma reacção. E o slogan “Pensar Portugal” que seria inicialmente usado e acabou por ser retirado, ficou, face ao desfecho, que no PS continuam a pensar no interesse do partido e sobretudo naqueles que o dirigem. Ninguém tem dúvidas que o poder cairá nas próximas legislativas nas mãos do PS e por essa razão Seguro será o substituto de Passos Coelho. O PS como aliás se vê pelas sondagens cujos resultados são apresentados à opinião pública, mantém apenas uma percentagem nada confortável para poder governar sozinho, pelo que vai ter de arranjar parceiro para se coligar, sob pena de, se insistir em governar só, cair numa das próximas sessões parlamentares. Ora ninguém acredita que nem o PCP, nem o BE, com António José Seguro indigitado primeiro ministro se queira com ele coligar, uma vez que será uma continuidade de actuação semelhante à de Passos Coelho. Como o PS não convidará o PSD, só lhe restará uma alternativa. Convidar o CDS que já não será com o Paulo Portas a liderar do partido uma vez que este vai sofrer a maior derrota da sua existência em actos eleitorais, mas quem o estiver a liderar aceitará de imediato. Duma coligação destas o que se pode esperar dum governo liderado por António José Seguro. Nada que contribua para a melhoria do país nem tão pouco da população. 

2 Responses to “No debate ontem no programa “Eixo do Mal”, ficou bem patente, que António Costa cometeu o seu suicídio político.”


  1. 1 maceta Fevereiro 17, 2013 às 2:34 pm

    O Costa é inteligente, não cai assim às boas, veremos… e o CDS & Cª vão levar nas nalgas com violência, preparam-se para um longo interregno… bem merecido!

    abraço

    • 2 J.Francisco Fevereiro 17, 2013 às 5:03 pm

      Da política nacional — da deste governo e da dos demais — já nem valerá a pena ocuparmo-nos. Mas ocupando ainda, ao contrário do caro comentador “maceta” penso que o CDS é que vai sair reforçado nas próximas legislativas. Com efeito, das políticas do actual governo (que são as do actual PSD) está o Povo farto. Das da oposição dentro do “arco da governação” nem cheta se vislumbra que possa ser melhor do que o que agora temos nem do que tivémos antes. Das dos demais à esquerda deste, de rancorosos ódios e destemperados discursos sem sentido, está a maioria do Povo farta. Restará, assim, ao Sereno Povo, dar uma “chance” ao CDS-PP. Todavia, é claro que — salvo nos casos de interesse pessoal ou indirecto (de quem espere dali comer) — o desânimo vai expressar-se na abstenção e nos votos nulos.

      Também estive sem sono e caí na asneira de ver o Eixo do Mal no início deste domingo. Nada de novo, a não ser ao terminar da “sessão” — não sei se já era o sono a incomodar-me — posto que não percebi (i) por que raio haveria a chegada do Papa a Portugal ser recordada com aquela misturada cinematográfica, nem (ii) por que motivo quem se declara ateu e, também, quem têm ódio às recomendações ou opiniões dos Papas sobre assuntos associados à vida (e, até, à respectiva morte) há-de ocupar tempo de antena a referir-se à resignação do ora resignante ou não resignação do seu antecessor. Simplesmente ficavam calados, evitando, assim, de expressar disparates e de reavivar subjectividades em culpabilização de infecções e de mortes.

      J.Francisco
      “Post scriptum”: não ligo importância ao “Acordo Ortográfico” (só às vezes, quando me lembro de que ele existe).


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Arquivos

Central Blogs

congeminações

Central Blogs

Categorias

congeminações

  • 693,486 hits

4shared

Top Clicks

  • Nenhum
Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Listed on BlogShares
Powered by BannerFans.com
Twingly BlogRank

twitter

congeminacoes

Follow me on Twitter


%d bloggers like this: