Depois de revisitar a província mais linda do nosso país estou de regresso ás lides de blogosfera

Chegado hoje da Beira Alta depois de percorrer a A/23 praticamente vazia de tráfego rodoviário, o que me fez logo pensar que aqueles dados estatísticos que nos foram recentemente fornecidos pela comunicação social relativamente ao registo de crescimento de tráfego rodoviário nas antigas SCTUs não passa de mais uma mentira para juntar a tantas outras. Saí da Lageosa do Mondego com a 6ª. velocidade engrenada  no meu automóvel e não foi necessário nos quase 340 kms utilizar a caixa de velocidades, exactamente pela ausência de trânsito. Passando ao relato deste breve passeio pelo Minho interior e litoral, pelo que me foi dado observar  com alguma atenção Guimarães está transformada numa cidade de atracção turística, tal como Valença do Minho. Notei quer numa quer noutra cidade mas em especial em Guimarães sobretudo na zona histórica a presença de muitos estrangeiros de várias nacionalidades, o que demonstra que a sua eleição como capital da cultura, foi impulsionadora deste significativo fluxo turístico. Mas Valença do Minho com o seu castelo transformado num verdadeiro centro comercial com, inúmeras lojinhas, atraí muitos turistas sobretudo espanhóis da zona da Galiza, uma vez que para lá do rui situa-se a cidade de espanhola de Tui. E como não poderia deixar de acontecer a visita ao Bom Jesus de Braga algo que já não acontecia há mais de três décadas, tornou-se obrigatória, mas o estado de degradação é bem, visível, face ao vandalismo e acções de furto a que tem sido em sítio de culto religioso sujeito. Aqui deixo parte do registo fotográfico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Cidade de Guimarães – Parte da sua zona história.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Estas 4 imagens dizem respeito ao Bom Jesus de Braga sendo que a 1ª.  é o hotel que se encontra fechado e em estrado de degradação a 2ª. a uma interessante gruta, a sua Catedral e a gruta novamente em fundo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAE

Estas duas imagens são relativas aos Gerês que tem várias áreas ardidas graças aos pirómanos existentes na zona ao serviço de alguém que lhes paga para fazerem o serviço. Os camiões carregados de toros já se vêm a circular pelas estradas e alguns deles senão todos já fazem parte do que restou de áreas ardidas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Ponte de Lima está efectivamente muita agradável. Foi onde pernoitamos e após o jantar passeamos sobre a ponte romana que atravessa o rio sob uma iluminação por projectores de longo alcance que lhe produz um efeito muito agradável. Tirei fotografias nocturnas mas não ficaram grande coisa por isso não as publico. Achei curioso a musica que é difundida pelos candeeiros de iluminação pública, mas com uma selecção agradável de ouvir.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Imagens de Valença do Minho, com a ponte que liga à cidade de Tui.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Jardim de Caminha com este barco que antes servia para a travessia de automóveis para o lado espanhol mas que está transformado em bar, face à existência da ponte construída para o efeito.

Muitos outros locais foram visitados em que o desenvolvimento não se registou nomeadamente em Monção e Melgaço, mas também ficamos surpreendidos pela positiva com o desenvolvimento de Arcos de Valdevez. O Minha continua lindo apesar do desaparecimento de algumas vastas áreas florestais e é sem dúvida a província mais bonita deste País.

 

 

0 Responses to “Depois de revisitar a província mais linda do nosso país estou de regresso ás lides de blogosfera”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Arquivos

Central Blogs

congeminações

Central Blogs

Categorias

congeminações

  • 696,358 hits

Comentários Recentes

LouannEmoro em A doença do foro oncológico é…

4shared

Top Clicks

  • Nenhum
Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Listed on BlogShares
Powered by BannerFans.com
Twingly BlogRank

twitter

congeminacoes

Follow me on Twitter


%d bloggers like this: