Muito bem visto pelo autor deste artigo de opinião publicado no DN. Cavaco Silva não vai ter alternativa

Por cautela, vamos admitir que António José Seguro e Pedro Passos Coelho falam os dois verdade quando nos dizem coisas contraditórias sobre a mesma coisa. Vamos admitir que um programa cautelar e um segundo resgate são a mesma coisa, admitindo igualmente que são coisas muito diferentes. Ficou confuso? Não fique, só tem de se lembrar que está no domínio da política onde raramente dois e dois são quatro.

Passos diz que um programa cautelar é diferente de um resgate porque nos permite regressar aos mercados, mesmo que por cautela a ida a jogo seja feita com assistência europeia. Seguro diz que é a mesma coisa porque haverá sempre um novo pacote de medidas que implicam perda de soberania, mesmo que no caso de um segundo resgate essa perda seja maior.

Poderíamos estar apenas no domínio da semântica utilizada como arma política para ganhar um debate quinzenal, mas preparem-se os portugueses para uma coisa mais séria. Foi dado o tiro de partida para mais um debate sobre as eleições antecipadas.

Por cautela, o Presidente da República já deve estar a tentar desarmadilhar a bomba que ameaça estourar-lhe nas mãos. O líder do PS sabe bem que há uma grande diferença entre um programa cautelar e um segundo resgate, mas sabe igualmente que em qualquer dos cenários será precisa a sua assinatura. Seguro vai exigir eleições antecipadas como preço a pagar para ficar amarrado a um compromisso.

Quando falharam as negociações pedidas por Cavaco Silva, o Presidente bem se lamentou pela falta de visão dos líderes partidários e avisou que mais cedo ou mais tarde teriam de se entender, coisa que rapidamente se vai confirmar. Tinha oferecido ao Governo um alargamento do apoio parlamentar para as reformas que é preciso fazer e ao PS eleições antecipadas com a saída da troika. Seguro não aceitou a oferta e percebe-se agora porquê. Está em condições de ter o mesmo por sua exigência e não por especial clemência presidencial.

 

Passos deverá avisar Cavaco quando se preparar para iniciar as negociações para um programa cautelar e o líder da oposição terá de ser envolvido também nessa altura. Aí ficaremos a saber que o PS quer que as eleições de 2015 sejam antecipadas para 2014. Os socialistas dirão que o Governo falhou, que há uma alteração profunda no contexto em que o centro-direita conseguiu uma maioria absoluta e que a questão política só se resolve com o voto do povo.

Estaremos todos mais bem informados para votar em consciência. Saberemos o que distingue PS, PSD e CDS, mas também o que os une no compromisso assinado com a Europa. E haverá, como sempre, um alargado leque de partidos que ficarão fora do compromisso para ir a votos com outras políticas.

 

0 Responses to “Muito bem visto pelo autor deste artigo de opinião publicado no DN. Cavaco Silva não vai ter alternativa”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Arquivos

Central Blogs

congeminações

Central Blogs

Categorias

congeminações

  • 692,860 hits

4shared

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Listed on BlogShares
Powered by BannerFans.com
Twingly BlogRank

twitter

congeminacoes

  • RT @fernando_cabral Blogger da Geórgia explica ataque ao twitter http://bit.ly/Oybo5: Fica assim provado que os russos são uns tipos porreir 7 years ago
  • não a favoreceu. Bem longe disso. 7 years ago
  • Isto por aqui está desinteressante, ninguém aborda ninguém, por falta de tema desafiante, adeus e passem muito bem 7 years ago
  • Será que a ideia de rasgar, vai contemplar o plano tecnológico, para que Portugal possa ficar, mais atrasado no resultado lógico 7 years ago
  • a compra de de tamiflu que nem sequer está aconselhado para combater esta estirpe 7 years ago

Follow me on Twitter


%d bloggers like this: