Era bom mas acabou-se. Pelos vistos é o que se pode depreender desta crónica da Melinda Joe que reproduzo

Japão negou um trago de seu uísque vencedor

POR MELINDA JOE

 

JAPAN-BRITAIN-LIFESTYLE-FOOD-DRINK-SUNTORY

Das muitas coisas que a Escócia legou ao mundo – Golfe, kilts eo fenômeno culinário desconcertante de barras de chocolate fritas – o meu favorito de longe é uísque. Eu tenho um carinho duradouro para turfosos e poderoso Scotch whisky de Islay e as ilhas (como qualquer um tolo o suficiente para me deixar sozinha com uma garrafa de Talisker ou Laphroaig pode atestar), mas eu não estava muito surpreso ao ouvir que um malte único japonês havia ultrapassado os rankings em “Jim Murray Whisky Bible 2015” no início deste mês.

Especialista Whisky Murray, que compilou o guia, foi efusivo em seus elogios para o Yamazaki Single Malt Sherry Cask 2013 de bebidas Suntory gigante, saudando-o como um espírito de “perto de gênio indescritível.” Tenho certeza que a notícia picado um pouco, especialmente após Murray acusou alguns destiladores escoceses de tomar o seu “olho da bola” nos últimos dias.

Apesar de ter sido a primeira vez que um produtor japonês para pegar o prêmio na “Bíblia Whisky”, uísques do Japão foram recolhendo elogios em competições internacionais durante anos. Os japoneses têm uma reputação de ser entusiasmado que nem sempre os primeiros a adotar a tecnologia e idéias, de modo incansável em sua busca de autenticidade e perfeição que muitas vezes acabam por melhorar no original (um exemplo notável: carros).

Ao invés de simplesmente tentar replicar exemplos de livros didáticos de uísques da Escócia, no entanto, os produtores nacionais têm trabalhado para desenvolver seus próprios estilos distintos. Falta de bordas afiadas, uísques japoneses tendem a possuir fruta abundante e excelente equilíbrio, o que lhes dá uma vantagem quando se trata de comida emparelhamento. Um representante Suntory me disse uma vez que whiskies da empresa são melhor apreciados com a comida, e eu descobri que isso é verdade em toda a linha de produtos, embora eu não tenha amostrado o Yamazaki Single Malt Sherry Cask.

Ironicamente, a maioria dos consumidores japoneses nunca vai provar dram vencedora da Suntory. Yamazaki produziu apenas 18 mil garrafas do Single Malt Sherry Cask – todos os quais são destinados ao mercado europeu. Eu aprendi este fato decepcionante quando eu parei pela loja de departamentos Isetan, onde estocar uma variedade de whiskies de edição limitada de todo o mundo. O sommelier uísque lá me informou que haveria pouca esperança de conseguir minhas mãos sobre o Yamazaki qualquer momento em breve.

“Tudo já foi enviado para o exterior. Não há garrafas em tudo no Japão “, disse ela.

“Nem uma única garrafa em todo o país?”, Perguntei, incrédula.

“Chamamos Suntory ontem para perguntar se eles realmente não tem nenhum, e eles disseram que não”, respondeu ela.

Em toda a probabilidade, no entanto, o uísque vai mostrar-se em um dos bares da especialidade de Tóquio. Esta cidade é o lar de uma série de bares de uísque executados pelo uísque hard-core otaku (entusiastas), aficionados dedicados que estocam seus poços de água com garrafas raras que eles haviam escondido em suas malas e pessoalmente realizados no Japão. Um par desses fãs destemidos podem até mesmo fazer uma viagem à Europa para caçar o single malt premiada – se já não o deixou.

0 Responses to “Era bom mas acabou-se. Pelos vistos é o que se pode depreender desta crónica da Melinda Joe que reproduzo”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Arquivos

Central Blogs

congeminações

Central Blogs

Categorias

congeminações

  • 694,141 hits

4shared

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa
Listed on BlogShares
Powered by BannerFans.com
Twingly BlogRank

twitter

congeminacoes

Follow me on Twitter


%d bloggers like this: